Codex

< Sumário | Índice | Audio >

O que é Multimedia?

A multimedia pode existir em diferentes formatos. Pode ser tudo que você pode ouvir ou ver como texto, fotos, musica, som, vídeos, gravações, filmes, animaçãos, e mais.

Na internet é fácil achar elementos multimedia embutidos nas páginas web, e os browsers modernos suportam uma grande variedade de formatos multimedia.

Neste tutorial você irá aprender sobre formatos de multimidia diferentes e como usá-los em suas páginas web.


Suporte nos browsers

Os primeiros browsers só tinham a capacidade de mostrar texto e mesmo assim de maneira limitada. Daí vieram os browsers com suporte a múltiplas cores, fontes e estilos de texto, e também suporte para fotos e figuras.

O suporte para sons, animações e vídeos é feito de maneiras diferentes pelos browsers disponíveis. Alguns possuem suporte nativo e outros precisam de plug-ins.

Você ira aprender mais sobre plug-ins nos capítulos seguintes.


Formatos Multimedia

Elementos multimedia como sons e vídeos são armazenados em arquivos de media.

A maneira mais comum de descobrir qual tipo de media possui o arquivo é olhando sua extensão de nome de arquivo. Quando um browser vê uma extensão de arquivo .htm or .html, este irá assumir que aquele arquivo é uma página html. A extensão .xml indica uma arquiva .XML, e a extensão .css indica uma folha de estilos css. Formatos de figura são reconhecidos pelas extensões .gif, .jpg e .png.

Elementos multimedia possuem extensões diferentes como .swf, .wmv, .mp3, .mp4 e .webm.


Formatos de Video

O formato webm é o mais novo formato de vídeo e audio para internet. Em breve terá suporte na maioria dos browsers.

Formato Arquivo Descrição
AVI .avi O formato AVI (Audio Video Interleave) foi desenvolvido pela Microsoft. O formato AVI tem suporte de todos os computadores rodando Windows, e por todos os browsers populares. É um formato comum na internet, mas nem sempre possível de se visualizar em computadores que não são windows.
WMV .wmv O formato Windows Media foi desenvolvido pela Microsoft. Windows Media é um formato comum na internet, mas Windows Media movies não podem ser visualizado em computadores não-windows sem um componente extra.
MPEG .mpg .mpeg O formato MPEG (Moving Pictures Expert Group) é o formato mais popular na internet. Funciona em diversas plataformas e tem suporte nos browsers mais populares.
QuickTime .mov O formato QuickTime é desenvolvido pela Apple. QuickTime é um formato comum na internet. Para ser usado em outras plataformas um componente gratuito deve ser instalado.
RealVideo .rm .ram O formato RealVideo foi desenvolvido para internet pela empresa Real Media. O formato permite streaming de video (on-line video, Internet TV) com largura de banda baixa. A prioridade pela baixa largura de banda, reduz a qualidade dos videos.
Flash .swf .flv O formato Flash (Shockwave) foi desenvolvido pela Macromedia. O formato Shockwave pede um componente extra para ser rodado. Este componente vem instalado em browsers como Firefox e Internet Explorer.
Mpeg-4 .mp4 Mpeg-4 (com compressão de vídeo H.264) é um formato de vídeo relativamente novo na internet. O YouTube recomenda o uso de MP4. O YouTube aceita múltiplos formatos, e depois converte todos eles para o formato .flv e .mp4 para distribuição. O formato tem sido muito usado por publicadores de vídeo.
webm .webm O WebM é um formato de compressão de audio e video desenhado para oferecer um formato sem necessidade de pagamento de royalties, formato de compressão aberto para o uso com a tag de video do HTML5. O projeto é patrocinado pelo google.

Formatos de som

Formato Arquivo Descrição
MIDI .mid .midi O MIDI (Musical Instrument Digital Interface) é um formato para dispositivos de música eletrônicos como sintetizadores e placas de som para PCs. Arquivos MIDI não possuem som, mas apenas instruções de como tocar um som armazendado em um banco de sons/instrumentos que podem ser tocados pelos equipamentos eletrônicos anteriormente mencionados.

Arquivos MIDI por conterem só instruções são extrememente pequenos.O MIDI é aceito por vários softwares em uma grande quantidade de plataformas. O formato MIDI é aceito pelos browsers mais populares da internet.

RealAudio .rm .ram O formato RealAudio foi desenvolvido para internet pela empresa Real Media. O formato também suporta compressão de vídeo. O formato permite streaming ofdeudio (on-line music, Internet radio) com baixa largura de banda.
Wave .wav O formato Wave foi desenvolvido pela IBM e Microsoft. É suportado pela maioria dos browsers e plataformas (except Google Chrome).
WMA .wma O formato WMA (Windows Media Audio), se compara em qualidade com o MP3, e é compatível com a maioria dos tocadores. Arquivos WMA podem ser interpretados num fluxo continuo de dados, que torna prático seu uso na internet tanto em rádio ou para música on-line.
MP3 .mp3 .mpga Arquivos MP3 na verdade são a parte de compressão de audio de arquivos MPEG. O formato MPEG foi originalmente desenvolvido pelo grupo Moving Pictures Experts Group. O MP3 é um dos mais populares formatos para sons e música. O sistema de encoding combina boa compressão (arquivos pequenos) com alta qualidade.

Qual formato usar ?

O WAVE é o formato de som sem compressão mais popular da internet, e é aceito pelos browsers mais populares. Se quiser que som sem compressão (music ou fala) esteja disponível para todos os seus visitantes, você deve usar o formato wav.

O formato MP3 éum formato de música e fala comprimido. O termo MP3 se tornou sinônimo de música digital. Se o seu website é sobre músicas, então o mp3 é a escolha certa.

< Sumário | Índice | Audio >